terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Palha de Aço

Estava muito bem sentada num banco dentro de um dos grandes e maravilhosos pavilhões da minha faculdade à espera duma amiga minha. Passado um instante passaram duas conhecidas que me disseram "Olá". Respondi o mesmo, com um sorriso simpático na cara, quando uma delas fixa o olhar no meu cabelo cortado há uma semana. "O que aconteceu ao teu cabelo?! O teu cabelo fugiu?!". Foi aqui que começou todo o momento que ainda me lembro como se fosse hoje.
Após ela ter perguntado riu-se como uma maluca, num tom de gozo. Por outro lado, eu estava estática com a pergunta e a estupidez da rapariga. Disse-lhe que o tinha cortado. A verdade é que cortei mais de 15 cm de cabelo, mas não justifica a pergunta surreal que ela me fez. Adicionado a minha resposta ainda estava - "Mas digo-te uma coisa, mais vale o cabelo fugir e continuar lindo e brilhante que ter uma palha de aço amarela espetada na cabeça, sem fugir ou mudar." E é verdade, ela tem um cabelo horrivel, amarelo, palha seca que até deve fazer confusão ao mexer.
Levantei-me e ia a caminhar para sair daquele ambiente quando ela diz - "Tu só podias ser mesmo de Cascais, tens mesmo a mania." Deu, sem dúvida, o argumento errado. Viro-me e digo - "O que tu conheces de Cascais deve ser provavelmente o que vês na televisão e não conheces ninguém pessoalmente que comprove o que dizes. Portanto nao podes fazer estereotipos. Mas seguindo a tua lógica, deixa-me fazer-te uma pergunta, és uma drogada?" Via-se o ar intrigante dela, de espanto, de raiva. "Que estupida! Porque dizes isso?". Ora, só fiz a mesma lógica que ela, conheço algumas pessoas de X e outras que já foram a X e apenas oiço dizer que aquilo é só drogados e afins. Pela lógica dela, é o meu estereotipo de X, e ela sendo de lá, é uma drogada. Foi o que lhe expliquei. De repente, vem ela contra mim e dá-me uma estalada e começa a bater-me desenfreadamente.


Ou não, era giro levar porrada mas ainda não tive experiências dessas. Nem a história é real! Só um quarto, visto que o resto é tudo imaginação minha porque até nas histórias que invento gosto de ter razão! O principio é a única parte real desta história. E acabou com o meu desprezo para a rapariga de cabelo amarelo palha de aço.

"O desprezo é a forma mais subtil de vingança."
"Um pouco de desprezo economiza bastante ódio." (Jules Renard)

1 comentário: