domingo, 4 de novembro de 2012

Aguenta firme

Minha querida,
 
aguenta firme. Um dia achaste o teu pai a pessoa mais poderosa deste mundo. E foste descobrindo que apesar das grandes semelhanças fisicas, és muito diferente dele, mas acho que sempre soubeste, no fundo, que ele é a tua pessoa. Foi ele que te ensinou o amor, as letras, a educação, o bem e que não se precisa de se ter dinheiro para acreditar que tudo é possível. Estás longe dele e choras de saudades porque sabes que por mais defeitos que ele tenha, foi ele quem te apoiou sempre. A lealdade dele provou-te que as pessoas não são todas iguais e que podem ser más.
Todos podem tentar ser a tua pessoa mas ninguém conseguiu até hoje que o teu pai abdicasse desse lugar. É o que todas as pessoas pretendem, ao certo, não é? Encontrar a sua pessoa, numa amizade, num amor, na família. E tu, minha querida, encontraste logo que nasceste.
Sempre foste fiel ao teu instituto e aos teus objectivos. Não deixes que a dúvida de segundas pessoas te faça ultrapassar isso, tu sabes que é a tua maior fraqueza. A humanidade e o amor. Deves-te manter fiel a ti, porque não há quem conheças melhor e em quem possas confiar a cem por cento, exactamente pelo motivo de que as tuas palavras são escritas em dourado, em forma de serem concretizadas em atitudes. Não há forma de ser mais fiel a si próprio e aos outros, portanto continua assim. O destino tem obstáculos, tu sabes disso. Encara-os. Se errares, aprende. É exactamente através dos erros que se descobre algo verdadeiro.
Tem fé. Fé em ti, nas pessoas, na religião. Apenas nunca percas a fé. Porque uma pessoa sem fé não tem mais nada em que se agarrar. Depois de perder os mais próximos, toda a gente tem a fé, nem que seja em si próprio.
O perdão é a forma mais facilitada de seguires em frente. Porque se a maldade faz parte de todos nós, o bem também. E se o arrependimento tem espaço neste mundo, o perdão também tem. E pensa assim, se não consegues aguentar o mal duma pessoa, como queres ter o melhor dela? Somos todos iguais, somos todos humanos e não há quem não tenha um passado que condiciona o futuro.
Chora. Chora como te conheço. Chora com alma e sozinha. Deseja felicidade porque retorna em dobro para ti. Sorri e escreve. Pensa e esquece. O mundo não está preparado para pensadores. O mundo é instantaneo e espontâneo. E sê feliz.
 
Costumo dizer que és especial, abençoada. Mas não sei até que ponto és amaldiçoada por seres diferente, portanto, aguenta firme.
 
Com amor, Liliana Carvalho.


Sem comentários:

Enviar um comentário